Saiba como você pode viver de blog!

Tempo de leitura: 15 minutos

alt="viver de blog"

Saiba como você pode viver de blog!

A partir do momento que você decide rentabilizar seu blog, você deixa de ser apenas um blogueiro e, sim, um empreendedor.

Veja o exemplo de Youtubers e pessoas que fizeram de seus hobbies, uma profissão.

As novas tecnologias abrem espaço para que novos creators sejam os novos influenciadores da atualidade. Mas apesar de parecer muito glamoroso, existe muito trabalho por trás do que vemos nas redes sociais e sites que visitamos diariamente.

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que ganhar dinheiro com blog ou qualquer outra mídia online, exige dedicação, muitas vezes mais até do que um trabalho tradicional.

Sem mais delongas, vamos agora aprender tudo sobre o universo dos blogueiros!

7 vantagens de se trabalhar com blog

Se você chegou até nosso post, provavelmente já conhece as principais vantagens de se trabalhar com um blog. Ainda assim, fizemos uma lista com 7 vantagens interessante de se criar um blog:

  1. Poder administrar seu negócio próprio
  2. Horários flexíveis para trabalhar da melhor forma possível
  3. Oportunidade de trabalhar com os temas que mais gosta
  4. Possibilidade de escalar seus ganhos ao longo do tempo
  5. Ser referência em determinado nicho
  6. Poder trabalhar de casa ou do lugar que achar mais adequado
  7. Fazer parcerias com outros veículos digitais

Qualquer pessoa consegue ganhar dinheiro com blog?

Essa pergunta é interessante, pois a resposta é subjetiva. Sim, é possível que qualquer pessoa trabalhe e ganhe dinheiro com blog. Mas uma vez que você decide empreender, é preciso ter muita dedicação, foco, resiliência e determinação, pois os resultados não surgem repentinamente. Mas sabemos que nem todas as pessoas conseguem fazê-lo. Nesse caso, a resposta é não, não é qualquer pessoa que consegue.

A boa notícia é que ninguém nasce com o mindset empreendedor. É preciso desenvolvê-lo. E se você for capaz de desenvolver essas habilidades, e ainda, estudar muito, você conseguirá alcançar o objetivo traçado. Todo o esforço valerá a pena quando começar a colher os resultados.

Qual o principal ativo de um blog?

Definitivamente, o principal e mais importante ativo de um blog é o tráfego que permeia por ali. Todas as suas estratégias devem ser baseadas em atrair tráfego com qualidade para, então, encaminhar sua audiência para uma conversão. Além disso, uma das informações mais valiosas que você pode conseguir de um visitante – grave isto – é o seu email.

O ciclo de conversão se baseia na (1) atração de visitas e aumento no volume do tráfego, (2) formação de uma lista de contatos, (3) nutrição de leads para, finalmente (4) oferecer e vender seu produto ou serviço.

Continue conosco, abaixo vamos ensinar o que fazer para conseguir o contato de sua audiência!

Mas COMO começar a ganhar dinheiro com blog?

Atualmente existem diversas formas de gerar renda através de um blog e, provavelmente, no futuro, existirão outras formas com as quais ainda nem sonhamos. Confira como é possível lucrar sendo um blogueiro:

Consultoria

À medida que você for conquistando mais presença online, seu nicho terá você como referência naquele assunto e isso é excelente para prestar consultoria online. Esse tipo de serviço é excelente para comprovar seu know-how sobre o assunto e provocar o marketing boca a boca. Sempre que possível, peça aos seus clientes depoimentos sobre seu serviço e exponha-os em seu site. Essa prova social gerará mais credibilidade para outros clientes.

Mas é preciso lembrar que a consultoria, principalmente quando individual, em algum momento, pára de escalar pelo limitador de tempo. Todos nós temos 24 por dia e não há como trabalhar mais que isso sem um processo automatizado.

Google Adsense

Um blog com muitos acessos pode ceder espaço para a publicidade e a cada clique que o anúncio tiver, o blogueiro recebe alguns centavos de dólar. Quando um blog possui muitas visitas diárias, a probabilidade de conseguir muitos cliques, aumenta.

O Adsense fez muito sucesso quando alguns blogueiros começaram a lucrar bastante com essa ferramenta da própria Google, mas com o surgimento de outras estratégias online para se ganhar dinheiro, o Adsense perdeu um pouco do glamour. Mas, sim, ainda é possível recorrer à esse método para obter renda extra.

Produto digital

Os produtos digitais estão cada vez mais em alta. Também conhecidos como infoprodutos, os conteúdos digitais são fáceis de acessar e podem ser consumidos em qualquer smartphone ou computador.

Com tanta tecnologia, as pessoas estão percebendo o mundo de oportunidade que têm com a internet. Já é possível aprender novas habilidades, aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional com cursos online. Do outro lado, existem os produtores digitais, aquelas pessoas que fornecem o conteúdo digital.

Se você possui algum talento ou habilidade que pode ser transformado em material rico para determinado público, é hora de considerar tornar-se um produtor digital. Conheça mais sobre o que são produtos digitais e como criar um.

Programa de afiliados

Já aquelas que acreditam não terem vocação para ensinar, o programa de afiliados é uma escolha muito lucrativa, principalmente para blogueiros! Ele funciona como uma ligação entre afiliados e produtores digitais, sendo os afiliados, promotores de cursos online de terceiros.

A cada venda realizada com a indicação de um afiliado, ele ganhará uma comissão, que pode chegar até 80% do valor do produto. Tentador, não é? A Hotmart, por exemplo, possui mais de 50.000 produtos de diferentes mercados para serem comercializados. Escolha o produto que mais se adequa ao seu blog e invista em sua promoção!

Produtos físicos ou serviços

O blog é parte essencial de uma estratégia bem definida de Inbound Marketing. Ao invés da marca ir até o consumidor com propagandas invasivas, ela passa a produzir conteúdo de qualidade, que agregue real valor, para que o consumidor venha até marca. Essa estratégia de marketing de conteúdo gera mais engajamento e conversões.

Se você possui um e-commerce ou vende serviços (presenciais ou digitais), pode começar um blog e escrever sobre os assuntos que permeiam seu mercado. Tem uma loja virtual de biquínis? Que tal escrever sobre o mundo feminino, moda e tendências? Seu público se interessará mais por seus assuntos relevantes e quando precisar de um biquíni, se lembrará que a sua loja vende modelos lindos!

Como começar

Depois de dadas as melhores opções para ganhar dinheiro com blog, certamente você está se perguntando: “ok, mas como começo um blog?”. Por mais que pareça um bicho de sete cabeças e você não entenda muito de internet, criar um blog do zero é mais simples do que imagina. Dê os primeiros passos com seu blog:

Defina um tema

Sobre qual assunto você irá falar? Se você não é um especialista, pense em temas sobre os quais você ama conversar e, naturalmente, são pautas de seu dia a dia. Além disso, você pode pensar temas que possuem carência de conteúdo na internet, sua concorrência, nesse caso, será menor.

Defina seu público

É muito idealista e superficial pensar que seu público pode ser “qualquer pessoa”. Por mais que seja um conteúdo interessante, que qualquer pessoa possa se interessar, é preciso definir quem é seu público-alvo e mais ainda, sua persona. Sua persona é um personagem fictício, baseado em pesquisas com consumidores e é essencial para que você possa direcionar todas as suas ações àquele perfil específico. A princípio, defina uma só persona, e ao longo do seu negócio, você eventualmente identificará outros perfis de usuários. Acesse nosso post para entender como criar uma persona para seu negócio.

Escolha um nome

Pense em nomes criativos, que soem bem ao serem falados em voz alta. Um nome que seja fácil de memorizar e que você tenha orgulho de mencionar e recomendar para outras pessoas. Faça uma pesquisa extensa, peça ideia para seus amigos mais criativos, brinque com as palavras! Se tiver relação direta com seu tema, melhor ainda! Faça uma lista e siga para o próximo passo.

Escolha um bom domínio

Com a lista em mãos, pesquise se o domínio está disponível para o nome que escolheu. Você pode fazer sua pesquisa no Registro.br. Ao encontrar o domínio disponível, basta registrá-lo pelo valor de R$ 40,00/ano. Sempre dê preferência para domínios “.com.br”, inicialmente eles vão ser melhores para seu posicionamento em ferramentas de buscas.

Ative sua plataforma de gerenciamento de conteúdo

O WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo utilizada por 10 entre 10 blogueiros de sucesso. Existem outras plataformas no mercado, mas não há motivos para não optar pelo WordPress: plugins, integrações, facilidade de SEO e uma extensa rede de conhecimento disponível gratuitamente. Seja você um iniciante no mundo digital ou um programador experiente, você vai encontrar nele o seu porto-seguro. Sendo assim, basta entrar no site, escolher o plano que te atenda inicialmente (você poderá fazer um upgrade quando desejar) e fazer o set up de seu blog.

Trace uma estratégia

Qual será o objetivo do seu blog? Majoritariamente, para ganhar dinheiro com blog, é preciso fornecer conteúdo informativo, que eduque o público, responda às suas dúvidas e crie um vínculo de confiança e credibilidade para que haja recorrência de visitas. Quanto mais engajamento seu público tiver com o blog, mais eles disseminarão seu conteúdo genuinamente. Fique atento às dicas a seguir e lembre-se de que cada uma é importante para seu negócio dar certo:

Crie bons conteúdos

Sua principal preocupação, ao criar um blog, deve ser fornecer conteúdos de qualidade e, mais que isso, sobre assuntos que sejam do interesse do grande público. Afinal, as pessoas precisam querer ler sobre o que você escreve, não é mesmo? E para saber o que está em foco em seu mercado, atente-se ao hype, participe de redes sociais, pesquise os tópicos citados pelos heavy users, tenha faro para identificar as novidades introduzidas pelos grandes influenciadores e antecipe-se, postando a respeito delas antes da grande massa de blogueiros e canais de notícias.


Calendário editorial

O calendário editorial o ajudará a manter a frequência de postagens que você se comprometeu cumprir. Para que seu volume de visitas cresça mais rápido, é ideal que publique muitos conteúdos, mas uma vez que você define que irá postar três vezes por semana, por exemplo, deverá

Diversidade de conteúdo

Ao pensar em blog é comum que se tenha, principalmente, em posts escritos. Mas quanto mais rico for seu conteúdo, com diversos formatos, como imagens, vídeos e infográficos, mais completo e interessante ele será. Dessa forma, você poderá entender qual tipo de conteúdo gerado, engaja mais.

Construa uma base de contatos

Lembre-se: esse é um dos tópicos mais importantes para toda sua estratégia. Ao receber o email de um usuário, você poderá contatá-lo diretamente no momento mais propício e de maneira automatizada, gerando uma máquina de vendas. Estratégias para conseguir o contato de seus visitante:

 

  • Oferta de conteúdo gratuito: ofereça conteúdo rico gratuitamente para seu público e peça o email em troca. Mesmo um ebook, infográfico ou outro tipo de material gratuito, deve ter qualidade e ter valor a quem baixá-lo.
  • Formulários: disponibilize formulários de contatos em seu blog. Você pode produzir uma newsletter ou apenas avisar seus assinantes sobre os novos conteúdos. Faça-os se sentirem exclusivos ao assinarem sua lista. Por ex: Receba em primeira mão os novos conteúdos.
  • Webinários: depois de conquistar um bom volume de vistas  em seu blog, você poderá promover webinários para discutir um assunto, divulgar um produto e pedir o email dos usuários para o acesso.

Parceria com outros blogs

Fortaleça sua marca fazendo parcerias com outros blog que não sejam seus concorrentes diretos, mas ainda assim, façam parte do mesmo mercado. Você pode abrir espaço para guest posts, convidando outra pessoa para falar sobre um assunto em seu blog e também oferecer para postar nos blogs de parceiros. Faça entrevistas, produza conteúdo em conjunto e ofereça material de co-marketing, dividindo os leads que adquirirem com a ação.

Engajamento nas redes sociais

Um blogueiro que se preza está presente em diversas redes sociais, produzindo conteúdo exclusivo e fortalecendo o contato com o público. Mas atenção: observe quais as redes sociais a sua persona realmente utiliza. Existem muitas opções, novidades surgem a todo momento e se você tentar utilizar todas as redes ao mesmo tempo, perderá o foco e não terá força suficiente em seus canais.

Metrifique

Para entender como suas estratégias estão performando, é preciso analisar, metrificar e entender o que os números querem dizer. Instale o Google Analytics e acompanhe seus resultados. O Google Search Console também é uma ótima ferramenta que lhe dará insights interessantes sobre seu CTR, palavras-chave que deve usar em seus posts e as posições que vêm alcançando nas páginas do Google.

Otimize

Faça testes A/B com seu blog, modifique botões de conversão (CTA), altere textos e imagens de campanhas, mude a frequência de entrega de emails e identifique quais alterações geraram mais ou menos resultado.

Siga os melhores

Monitore outros blogueiros, veja o que estão fazendo de diferente, observe o que seus concorrentes estão publicando e sempre pense em fazer melhor! Fique ligado em blogueiros estrangeiros e publicações de outros nichos que podem ser aplicáveis em seu negócio. Pense em se destacar pela criatividade, agilidade e credibilidade!

Estude marketing digital

Com a quantidade de blogs e sites existentes atualmente, atrair o público para o seu site pode se tornar um desafio, a menos que você estude bem as ferramentas usadas pelo mercado e aprenda como atrair, fidelizar e multiplicar os usuários que estão em busca de bom conteúdo. Para conhecer bem estas ferramentas, inicie ou aprofunde seus conhecimentos em Marketing Digital e você verá como esta área de conhecimento se tornará uma grande aliada no seu processo de venda.

Aprenda técnicas de SEO

SEO = Search Engine Optimization. Apesar do nome complicado, técnicas de SEO têm o objetivo de aprimorar o posicionamento de seu site nas ferramentas de busca, como o Google e o Bing, melhorando seu tráfego orgânico, aquele não pago. Os resultados dessa estratégia começam a surgir em médio e longo prazo, com um trabalho contínuo.

Anúncios pagos

Muitas empreendedores, principalmente os iniciantes, têm calafrios só de ouvirem falar em anúncios pagos. Anúnciar significa gastar dinheiro, certo? Errado! Boas campanhas, na realidade, são investimentos e auxiliarão na divulgação de seu blog.

Email marketing

Imagine você com uma base de 100.000 contatos e enviando seus emails manualmente? Soa como uma estratégia inviável, certo? Utilize ferramentas para construir funis de emails e automatizar todo o processo.

E se você já possui um blog?

Para isso, utilize ferramentas de automação de marketing em que o principal objetivo é trabalhar a nutrição de leads através de email marketing. Você estabelece regras que fazem o envio de emails automáticos de acordo com o estágio de seu lead no funil de vendas.

Você encontra no mercado versões open source, como é o caso do Mautic e outras pagas, como as brasileiras Lead Lovers e RD Station e a estrangeira Hubspot.

Mão na massa!

Gostou de nossas dicas? Anotou tudo que precisará fazer a partir de agora? Então é hora de partir para a ação! Lembre-se que o trabalho para ganhar dinheiro com blog será sempre contínuo e ter foco, é essencial!

E se quiser saber mais com o grande mestre em Blog, o Henrique Carvalho, CLIQUE AQUI para assistir uma série de vídeos gratuitos sobre os 7 pilares de um Blog de Sucesso! Aproveite pois esses vídeos ficarão disponíveis por pouco tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *